OFICINAS e PALESTRA

PROGRAMAÇÃO DO III ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONTATO IMPROVISAÇÃO DE SÃO PAULO

A ARTICULAÇÃO DA ATENÇÃO E O FAZER DO MOVIMENTO, TONS

manhã = 25 vagas / tarde = 25 vagas

Esta oficina ensina bailarinos de contato avançadas habilidades que são baseadas na incorporação de atenção e na capacidade de mover-se entre os estados de consciência e os diferentes níveis de informação. Nita Little treina nos bailarinos a capacidade de definir e redefinir os limites de seu auto-conhecimento na confecção da dança. O objetivo deste trabalho é criar flexibilidade na escolha criativa e potencial. Trata-se de interromper os padrões definidos por meio da adição de mais informações, ao invés de simplesmente adicionando modelos a mais em cima do velho. E, sua finalidade é desenvolver a sensibilidade de tonalidades compartilhada na construção do poético e dos relacionamentos no movimento. Este workshop é voltado para a confecção da arte da dança através da educação da consciência sobre si mesmo, a atenção, desenvolve as ferramentas que nos permitem conhecer um ao outro e a dança de forma diferente a cada momento. É uma grande introdução ao playground MindBody. Sala Café, segunda, terça e quarta-feira, das 10h30 as 13h, e das 14h30 as 17h30.

Nita Little, Coreografa, realiza, ensina e escreve sobre dança improvisada e teorias da corporeidade na ação. Ela participou do primeiro grupo nas explorações com Steve Paxton, em 1972, quando se formulava o que se tornaria o Contato Improvisação. Seu trabalho tem sido significativo na evolução e no desenvolvimento do CI. Sua pesquisa sobre a “mente corporificada” e o “significado da atenção” remonta ao início dos anos 80, quando ela iniciou o trabalho sobre “A mente em movimento”. Ensina na Califórnia e em vários países do mundo, regularmente no Festival ImPulsTanz de Viena, Áustria; The Side Step Festival de Helsinque, Finlândia; no Zip Festival da Itália e no Contact Festival de Freiburg, na Alemanha. Premiada pelo NEA, CAC (California Arts Council), e pelo Dance USA Founding, com seu atual projeto “San Francisco based improvisation ensemble”, pela Divisadero Dance Research. Nita foi recentemente aprovada para o doutorado em Performance Studies na Universidade da Califórnia Davis, onde está escrevendo sua tese.

 

 

DUETOS, TRIOS E MUITO MAIS: O CONTATO ALÉM DOS DUETOS

manhã = 25 vagas / tarde = 25 vagas

Incorporando o Contato Improvisação como uma fundação, vamos criar maneiras de improvisar a dança em duo, trio e conjunto. Com foco no uso eficiente de conhecimentos técnicos, vamos desenvolver mecanismos para nos disponibilizar a alterar os estados físico e os níveis de toque e peso. Vamos trabalhar com estratégias de movimento “fora da caixa” da forma de dueto, ampliando nosso leque de escolhas de como incluir mais de um dançarino, enquanto outros se deslocam sem problemas dentro e fora do contato, preparando-nos para a brincadeira mas focados na prática. Sala Azul, segunda, terça e quarta-feira, das 10h30 as 13h e das 14h30 as 17h30.

RAY CHUNG é ator, professor, engenheiro e artista, tem uma paixão pela dança que ele gosta de compartilhar com outras pessoas. Seu foco principal é a improvisação, e ele tem trabalhado com Contato Improvisação desde 1979 como parte da prática da performance de improvisação e integra outras formas de movimento em seu trabalho, incluindo as artes marciais, carroçaria e Movimento Autêntico. Ray tem trabalhado com os principais defensores do Contato Improvisação e colabora regularmente com bailarinos, músicos e outros artistas. Seu trabalho tem sido apresentado em inúmeros festivais nacionais e internacionais e locais. Atualmente sediada em San Francisco e Suécia, Ray ensina regularmente no exterior.

 

 

 

POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO

manhã = 25 vagas / tarde = 25 vagas

Depois de ter aumentada nossa consciência corporal e mental, vamos nos focalizar na busca dos impulsos internos de nossos movimentos. Vamos abrir caminhos para a expressão autêntica dos movimentos e sentir a liberdade da nossa dança, usando o suporte do espaço.  Através da rede de conexões dentro dos duetos, vamos brincar com o princípio da “ação e reação”, intentando incluir a quantidade e variedade máxima de possibilidades de interação,  chegando assim a uma dança dinâmica, única e deliciosa. Sala Vermelha, segunda, terça e quarta-feira, das 10h30 as 13h e das 14h30 as 17h30.

Ralf Jaroschinski nasceu na Alemanha do Sul e viveu no Rio de Janeiro na infância. Recebeu uma formação em balé e dança moderna na Universidade de Música e Teatro de Hannover, Alemanha, e em várias técnicas da dança contemporânea em Nova Iorque (EUA) com uma beca do “Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico”. Lá ele conheceu Contato Improvisação, há mais de quinze anos. Seus professores mais importantes são Nita Little, Daniel Lepkoff, Martin Keogh, Brenton Cheng e Shel Wagner Rasch, ele também dançou na obra “Over You”, de Scott Wells, em São Francisco, EUA. De 1998 até 2002 ele foi diretor e coreógrafo da Companhia de Dança do Teatro da Cidade de Hildesheim, Alemanha. Em seguida, trabalhou como coreógrafo convidado para o Balé Nacionais de Hannover, Karlsruhe e Munique, Alemanha, entre outros. Criou mais de 80 coreografias até hoje que foram apresentadas em Europa, na Ásia e em América (Norte e Sul). Mais recentemente, também cria trabalhos baseados em Contato Improvisação, por exemplo “Can You Entirely be?” (2003), “Sci-fi Poetry” (2009) e “Never Felt This Way Before” (2010) junto com Andrew Wass, em Berlim, Alemanha. Adora ensinar Contato Improvisação, dando aulas nisso há dez anos. Ensina regularmente no “Festival Internacional de Contato Improvisação na Natureza, Florianópolis”, no “Contact in Rio”, e no “West Coast Contact Improvisation Festival (WCCIF)” em São Francisco (EUA), também na Universidade de Tübingen, Alemanha. E ensina Contato Improvisação ao “Göteborg Ballet” e ao “Cullberg llet” em Éstocolmo, Suécia.

 

 

 

CONTACTVIEWPOINTS – Pontos de Vista de Contato

25 vagas

Nesta oficina trabalharemos com os princípios do Contact Improvisation agregando propostas de composição espontânea em grupo provenientes da técnica de Viewpoints. Com o Contact nos concentraremos em aguçar a propriocepção, a relação entre os corpos, exercícios para seguir os pontos de contato e o momentum, as quedas, rolamentos e suportes. Com Viewpoints trabalharemos a conexão espacial e temporal explorando a visão periférica, a escuta, o espaço e as variações de dinâmicas de movimento do grupo. Com a conexão entre estas linguagens buscaremos a acuidade sensorial para facilitar a criação, o jogo e a inspiração desde o que está “entre”, o diálogo entre dentro e fora no espaço e tempo. Sala Café, Sábado e Domingo, das 16h as 18h.

Fernanda Carvalho Leite - PORTO ALEGRE, RS
Fernanda Carvalho Leite é bailarina e atriz, começou a praticar Contato Improvisação em Nova York em 1998 com K.J.Holmes quando foi fazer um curso de teatro. Na infância e adolescência foi atleta, tendo passado também pelo circo fazendo clown, trapézio, tecido e bangeeballet. Formada em Biologia, desenvolveu sua monografia de conclusão do curso de Pós-Graduação da UFRGS de Pedagogias do Corpo e da Saúde, sobre a questão do ensino e aprendizagem do Contato Improvisação publicando o artigo “Contato Improvisação, um diálogo em dança” na Revista Movimento (UFRGS, Vol.11, N.2). Estudou com Steve Paxton, Nancy Stark Smith, Daniel Lepkoff, Alito Alessi, Martin Keogh, Andrew Harwood, Eckhard Müller, Daniela Schmidt, Sue Lauther entre muitos outros. Criou o Grupo TATO dedicado à pesquisa em CI e integra o Projeto Usinas das Artes da Usina do Gasômetro em Porto Alegre onde dá aulas, ensaia com o grupo e realiza performances regularmente. Ganhou o Prêmio Palcohabitasul de Montagem Cênica 2007 com o roteiro de dança-teatro BEATRIZ – a BEleza e A TRIsteZa, e o IV Prêmio Joaquim Felizardo dedicado aos destaques da Cultura de Porto Alegre pelo trabalho realizado junto ao Coletivo de Dança da Sala 209. Em agosto de 2009 estreou Ato ao Acaso, um espetáculo todo de CI que se desdobrou em 2010 na obra : Depois do acaso que estreou em São Paulo no II Encontro Internacional de Contato Improvisação. Realizou o festival Sul em Contato trazendo à Porto Alegre 12 professores de CI da Argentina, do Uruguai, do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Alemanha para oficinas, performances, jams e exibições de vídeos. Já se apresentou em performances com Nancy Stark Smith e Mike Vargas, Andrew Harwood, Paula Zacharias, Camillo Vacalebre, Cristina Turdo, Ralf Jaroschinski, Ricardo Neves, Ester Momblant Ribas, e é freqüentemente convidada a criar performances e dar oficinas de CI pelo Brasil e América do Sul.

 

 

PESQUISA CONTATO AUTÊNTICO

PARTITURA/PERFORMANCE/COMO ?/O QUÊ ?

25 vagas

Pesquisa é qualquer coisa que você quiser. É como lembrar de algo que você já sabe e acabar encontrando algo que você não sabe… Pesquisa é útil enquanto eu sei que é pesquisa e não começo a pensar que é um trabalho finalizado.” (Jonathan Burrows, A Choreographer’s Handbook)

Nessa oficina vamos compartilhar com Guto Macedo seus últimos procedimentos (partituras) para performances e o modo como ele segue na pesquisa de intensidades que abarcam a largueza das emoções, sensações, sentimentos, pensamentos, através dos procedimentos do CONTATO AUTÊNTICO, sua investigação é em parceria com Soraya Jorge, a introdutora do Movimento Autêntico no Brasil. Como diz Soraya, “A alquimia de nossos afetos atravessa fronteiras e transpira nas brechas de nossos encontros a contínua troca de pele, a profundidade de nossas dobras. Essa experiência corporificada cria a Estética Sensorial do Contato Autêntico”. Sala Café, Sábado e Domingo, das 14h as 16h.

Guto Macedo, Pesquisador do movimento, Diretor Teatral, Coreógrafo, Ator-bailarino, Educador Somático. Criador do Programa de Aprendizagem do Movimento Autêntico, juntamente com Soraya Jorge – Parceria Brasil/Áustria. Graduado no curso de Artes Cênicas – habilitação em Direção Teatral da UFRJ (RJ/2006); Bolsista estagiário da Jennifer Muller & The Works Foundation (NYC/1985 a 87), e Contato Improvisação com Nina Martin (NYC/1986); Como dançarino e coreógrafo trabalhou no Coringa Grupo de Dança (RJ/1980 a 1984), Cia Deborah Colker (RJ/1996), Intrépida Trupe (RJ/1999 a 2001), Ateliê Coreográfico (RJ/2003 e 2004), entre outros; Complementou sua formação com diferentes abordagens somáticas: Capoeira Regional (Mestre Camisa e Contra-Mestre Curumim), Capoeira Angola (Mestre Mano), Chi-Quong (Mestre Li Bao Ning), Tai-Chi-Chuan (Mestre Laerte), Contato Improvisação (Lisa Nelson e Nancy Stark Smith), Treinamento Físico para o Ator (Roberta Carreri – Odin Teatret), Biomecânica (Núbia Barbosa), Composição em Tempo Real (João Fiadeiro); Trabalha ministrando aulas e oficinas para grupos de teatro e cias. de dança no Brasil e no exterior de Contato Improvisação, Contato Autêntico, Dança Contemporânea, Dança Moderna e Expressão Corporal; Criou e dirigiu em parceria com Eloísa Brantes performances para o grupo Coletivo Líquida Ação (RJ/ 2006 e 2007); Professor convidado para ensinar Contato Autêntico em parceria com Soraya Jorge no International Contact Festival (Freiburg/2008) e no International Authentic Movement Meeting (Vienna/2008/2009 e 2010). Em Julho de 2010 foi convidado a realizar intercâmbio de experiências profissionais no Festival do Centro de Contato Improvisação e desenvolvimento de Performances de Moscow. guto92@hotmail.com / artegutal@gmail.com

 

 



CONTATO ORGÂNICO

25 vagas

Ponte entre a Música Orgânica e o Contato Improvisação, o Contato Orgânico se aprofunda desde os fundamentos comuns de ambas abordagens. Pode-se dizer que a M.O. é o correspondente, em música, ao C.I., no movimento. Nos dois sistemas, percebe-se a importância do silêncio, da escuta, como resgate dos sons e movimentos orgânicos, adormecidos no fundo de nosso ser criativo. Palavras caras e raras, oásis para os sentidos. Liberando-nos das pressões exercidos pelos padrões culturais e da hiper-estimulação dos sentidos, criados pela vida moderna. Integração de voz e movimento, na busca da fluidez, na democratização do fazer artístico, no refinamento das percepções, a descoberta de uma comunicação mais autêntica, profunda e integral. Sala Café, Sábado e Domingo, das 11h as 13h.

Fernando Neder é licenciado em Artes Cênicas pela UNIRIO. Pós-graduado em “Terapia através do Movimento” na Faculdade Angel Vianna. Há mais de 15 anos, envolvido no ensino e divulgação do Contato Improvisação, é um dos precursores mais ativos da técnica no Brasil. Ao longo desse tempo participou como professor em festivais, workshops, treinamento de companhias de Dança e Teatro, organização de cursos e jams sessions, em diversas cidades do Brasil (Rio, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Bahia) e também no exterior. Criador e Organizador do Contact in Rio. (indo para sua 4ª edição em 2011). Co-fundador da Intrépida Trupe e do Núcleo Com Tato. Criador do Espaço Corpo Seguro, espaço de referência do Contato Improvisação no Rio de Janeiro. No Exterior, lecionou na School for New Dance Development, Amsterdã, Holanda (95), no Instituto Andaluz del Deporte de Málaga, Espanha (96), foi docente titular de Acrobacia no Centro Andaluz de Teatro de Sevilha (95/96/97), na Faculdade de Educação da Universidad de Córdoba, Espanha (2006), no Israeli Contact Festival (2006), TransContact, Romênia (2009) entre outras instituições. Regente coral, com abordagem específica na técnica de Música Orgânica, com formação e colaboração desde 1986 junto ao criador da abordagem, Ricardo Oliveira. Facilitador de Música Orgânica e Contato Improvisação desde 1991, com oficinas realizadas no Brasil, Espanha, Israel, Itália, Holanda e Romênia.

 

 

CONTATO IMPROVISAÇÃO QUE LEVA EM CONTA A MORFOLOGIA DO SER HUMANO

25 vagas

Pela perspectiva da evolução ontogênica e filogênica da espécie humana, reconhecer quais são suas capacidades inexploradas. Como o improviso e a consciência corporal podem, em certos aspectos, substituir as necessidades de um corpo que evoluiu para lidar com a grande imprevisibilidade da natureza. Sala Café, Quinta-Feira, das 10h as 13h e das 14h30 as 17h30.

Diogo Granato é criador e intérprete de solos de Improvisação Dança-Teatro como “Aretha”, que o rendeu melhor intérprete de 2006, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e “Seis Sentidos?”, que encerrou o “Intransit Festival” em Berlim. Diogo é, também, intérprete-criador da Cia Nova Dança 4, ganhadora de três prêmios APCA (melhor espetáculo, melhor concepção em dança e grande prêmio da crítica) há quatorze anos e diretor do Silenciosas e do GT’aime, ambos grupos de Dança-Teatro. Estudou com muitos dos melhores professores e diretores de dança, teatro e circo do Brasil e alguns de fora, e é membro do “Le Parkour Brasil”. Diogo foi professor do Estúdio Nova Dança, e hoje, trabalha no Espaço, sua escola de Dança, Improvisação e Astanga Yoga, que abriga a Cia Nova Dança 4, as Silenciosas e o GTaime.

PALESTRA

EMPODERAMENTO: CONTATO IMPROVISAÇÃO E UM POSSIVEL PARADIGMA DA AUTONOMIA

Historicamente, o Contato Improvisação surge consorciado a um conjunto de questionamentos de ordem cultural e sócio-política de profundas implicações se elegemos, como foco de reflexões, os tópicos “poder” e “autonomia”. Tratava-se de um contexto onde artistas dos mais diversos campos não tinham a pretensão de que suas artes fossem alvo ou instrumento apenas de considerações estéticas. Desta forma, a agenda dos pioneiros incluía movimento, força gravitacional, contato, performance, tanto quanto políticas de gênero, confrontações de relações hierárquicas, estruturas de legitimação da arte, limites da arte para vida real, sexualidade, economia, política, comunidade etc.

Como podemos identificar essa agenda e contexto histórico sedimentados ou ativos nos princípios técnicos, abordagens metodológicas, reunião de pessoas em torno da prática, configurações de investigação e movimento que podemos identificar no Contato Improvisação hoje? Entendendo que as coisas e atividades com as quais os nossos corpos se engajam reforçam estruturas de pensamento e visão de mundo nesses mesmos corpos, que idéias o Contato Improvisação reúne, com que outras comunidades de pensamento se afina? É possível identificar no Contato Improvisação uma prática nucleadora de idéias que servem ao empoderamento do indivíduo e sua autonomia? Como? Em que contextos? Com que alcance? Sala Paissandu, Sábado, das 10h as 13h. Livre.

Hugo Leonardo, dançarino com ampla atuação em projetos e companhias independentes no contexto da dança contemporânea, coordena o projeto EmComTato, um foco de ação para a comuinidade de Contato Improvisação na Bahia. Como dançarino, pesquisador e educador, tem atuado em eventos relacionados ao Contato Improvisação no Brasil e no exterior, tais como o ECITE European Contact Improvisation Teachers Exchange (Inglaterra 2009, Finlândia 2010), Freiburg Contacfestival (Alemanha 2010), Ibiza Contact Festival (Espanha 2010), Contact in Rio (Rio de Janeiro 2008/2010), Transformando pela Prática (Florianópolis 2009), Disseminação em Contato (Brasilia 2010), EmComTato Residência Artística Festival de Contato Improvisação (Salvador 2010). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA e Mestre em Dança pela mesma universidade, autor do livro “Poética da Oportunidade: estruturas coreográficas abertas à improvisação” (EDUFBA 2009).



Orquestra de Caboclos

 

 

APOIO CULTURAL do Espaço Corpo - Av. Indianópolis, 3145, Sala 4, Metrô São Judas, SP